Golfinho encalha na praia do Presídio, no litoral do Ceará
Um golfinho encalhou na Praia do Presídio, no litoral do Ceará, no último sábado (11), segundo Ana Carolina Oliveira, coordenadora da equipe de resgate do projeto Manati, da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis). Ela afirmou que o golfinho foi devolvido ao mar por turistas que estavam no local. A equipe da Aquasis, no entanto, acredita que o animal irá encalhar novamente em alguma praia a oeste do litoral cearense.
Catherine Choi, bióloga da equipe de resgate do projeto, afirma que o golfinho estava debilitado, com ferimentos próximos a boca. “Pelos relatos do ferimento no bico – disseram que era redondo – a gente suspeita que tenha sido mordida de um tubarão charuto”, diz a bióloga.
De acordo com Catherine, casos de encalhe ocorrem com frequência. Ela afirma que, na maioria das vezes, os animais já encalham mortos e a espécie mais reincidente é o Boto Cinza. Nos últimos 17 anos, 558 golfinhos já encalharam no litoral cearense, afirma a bióloga do projeto.
“Nos últimos dois anos, já foram mais de 100 encalhes”, afirma. Catherine explica que não há como saber se o número de casos aumentou porque há mais denúncias das pessoas ou se é devido a algum problema com capturas acidentais em redes de pesca.
http://g1.globo.com