Depois de receber comunicação do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de flagrante de ilícito de pesca no estuário da Lagoa dos Patos no último sábado (01/09), em plena vigência do período de defeso, o Ibama se integrou à ação prestando apoio na fiscalização.
Durante ronda realizada no período da manhã no estuário da Lagoa dos Partos, policiais do 1º Batalhão Ambiental, utilizando a embarcação Centauro, flagraram uma embarcação de pesca artesanal, método emalhe, entre a foz do Arroio Grande e o porto no município de São Lourenço do Sul com grande quantidade de pescado à bordo.
A embarcação de pesca artesanal de 10,30 metros de comprimento e 6,5 AB (arqueação bruta, que é a capacidade de carga total da embarcação) estava com grande quantidade de pescado ainda emalhado nas redes, principalmente tainhas, e também no porão da embarcação. No total foram contabilizados mais de 2,5 toneladas de tainhas e aproximadamente 1.800 metros de redes. A embarcação de pesca foi conduzida ao porto de São Lourenço do Sul. De lá, o mestre da embarcação e os tripulantes foram conduzidos à Policia Civil para os registros pertinentes.
O proprietário da embarcação foi autuado em R$ 52mil por pescar em período de pesca proibida no estuário da Lagoa dos Patos. A embarcação e as redes foram apreendidas e todo o pescado foi doado ao Programa Mesa Brasil.
http://www.ibama.gov.br