Quatro tartarugas foram encontradas mortas, na tarde de domingo (16), na Praia do Ribeiro, em Vila Velha, região metropolitana do Espírito Santo. Os animais tinham diversos ferimentos e foram encontradas por pescadores. Elas boiavam no mar e foram arrastada até a rampa de acesso dos barcos existente na praia. A cena chamou a atenção de banhistas, que culparam as embarcações pelas mortes dos animais. A Capitania dos Portos do Espírito Santo recebeu a denúncia no domingo (16) e informou que a mesma foi investigada. Porém, no momento da verificação da denúncia foi abordado uma moto aquática e nada de anormal foi observado.
“Fiquei chocada com a imagem, são seres vivos”, afirmou o estudante Joel Filipe. A indignação também tomou conta da estudante Bianca Callegário. “Eu senti um arrepio ao ver um animal nesse estado. É uma cena horrível”, disse.
As tartarugas estavam boiando e foram arrastada por pescadores até uma rampa de acesso de barcos. “Os pescadores me disseram que foi jet ski ou rede de pesca, o que mostra que foi uma ação humana que provocou a morte desses animais”, observa o estudante de Direito, André Ronchi.
O trecho da praia onde as tartarugas estavam é o ponto onde as embarcações ficam ancoradas. Segundo moradores, as tartarugas nadam pelo cais para se alimentar das sobras de peixes e camarões jogados no mar pelos pescadores. Porém, muitas delas acabam morrendo do mesmo jeito. “Com estas, já são oito tartarugas mortas nessa mesma praia no período de uma semana”, observa a autônoma Roseane Guimarães.
Segundo os moradores, o movimento de embarcações na região é grande e falta fiscalização. “Os jet ski, quando postos na água, saem em alta velocidade. Já denunciamos isso ao Ibama e a Associação de Moradores da Praia da Costa já notificou isso. Mas somente uma vez eu vi a Capitania dos Portos aqui e nunca mais”, afirma o comerciante José Pichara Júnior.
A Capitania reforçou ainda que começou a ser realizada no sábado (15) e vai até o dia 17 de março de 2013 até a campanha Navegação Segura que intensifica a inspeção Naval, nas praias do Espírito Santo. O objetivo é minimizar a ocorrência de irregularidade por meio de ações educativas e de fiscalização. Denúncias poderão ser feitas através do telefone (27) 2124-6526 (Disque Denúncia) ou email denuncia@cepes.mar.mil.br .