Caranguejos são apreendidos em período de desova no ES
Seiscentos caranguejos foram apreendidos pela Polícia Ambiental neste domingo (27), nos bairro Praia do Suá e Jardim Camburi, em Vitória. Duas pessoas foram flagradas vendendo o produto sem documentação exigida durante o período de defeso, quando o crustáceo sai da toca e anda pelo mangue para acasalar e liberar ovos. No Espírito Santo, é proibido catar o animal de 27 de janeiro a 2 de fevereiro.
Um dos vendedores abordados encaminhado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) e o outro fugiu. O rapaz detido vai ser indiciado por crime ambiental, assinou um termo de compromisso e foi liberado.
De acordo com a agente de proteção ambiental da prefeitura, Vânia Bayer, o material foi apreendido durante uma fiscalização feita nos principais pontos de venda da capital. “Não tinham a guia de transporte do animal e nem a nota fiscal de compra do bicho”, contou.
A Prefeitura de Vitória informou que, para a venda do caranguejo durante o período de defeso, é necessário ter a declaração de estoque emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
http://g1.globo.com