No último dia 11 deste mês, na costa do Kona, no Havaí, um grupo de mergulhadores observava e documentava arraiais se alimentando de plâncton (conjunto dos organismos presentes na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos) quando um golfinho se aproximou nadando de forma lenta e irregular.
Os mergulhadores perceberam que o animal estava com uma isca de pesca presa na barbatana peitoral. Um dos membros da equipe, Keller Laros, retirou o objeto com uma faca para libertar o golfinho.
Esse tipo de problema é mais comum do que se imagina. Desde 1996, o National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), conduz um cruzeiro para recifes de ilhas remotas do Havaí, as Northwestern Hawaiian Islands, também conhecidas como Papahānaumokuākea Marine National Monument, a fim de recolher destroços.
O órgão, que é responsável por cuidar de assuntos relacionados aos oceanos, atmosfera, clima e meteorologia, recolheu só em 2012, 50 toneladas de lixo. Confira o vídeo que mostra o resgate do golfinho.
http://www.webventure.com.br