A partir de sexta-feira (1°), a modalidade pesque e solte no rio Paraguai. A Polícia Militar Ambiental (PMA) irá intensificar a fiscalização, principalmente no leito do rio, nos municípios de Corumbá e Porto Murtinho, regiões de turismo de pesca. De 5 de novembro de 2012 até 1° de março, está em vigor o pe´riodo dapiracema.
Com exceção do pesque e solte no rio Paraguai, somente estará liberada a pesca de subsistência na bacia do rio Paraguai e nos rios de domínio do estado no rio Paraná. O período de piracema ainda está em vigor até 1° de março.
Segundo a PMA, na modalidade pesque e solte, está proibida a capturar do pescado. Os suspeitos que forem flagrados nestas condições serão multados e responderão por crime ambiental de pesca predatória, além de terem embarcação e petrechos apreendidos. Para moradores ribeirinhos é liberada a pesca de subsistência, desde que respeite o limite de três quilos diários e não seja feito transporte do pescado.
A PMA vai intensificar a fiscalização deslocando equipes de Campo Grande para reforçar o policiamento nos municípios, além de utilizar uma lancha como posto itinerante. Nas embarcações pesqueiras com turistas também haverá equipes da PMA fazendo trabalhos de orientação.
http://g1.globo.com