O nível do Lago de Furnas continua cerca de 13 metros abaixo do normal e prejudica o turismo em toda a região. Porém, em Alfenas (MG), a baixa do lago trouxe um outro tipo de turismo. A Ponte das Amoras, que foi encoberta pela represa de Furnas, havia surgido das águas no final de novembro de 2012. Imagens registradas pelo internauta Wagner Rodrigues de Oliveira e enviadas através do canal VC no G1, mostram que o local agora virou um ponto de lazer para a população entre Alfenas e Campos Gerais (MG).
“Com o calor forte neste fim de ano, pessoas vão ao local para ver a antiga ponte e pescar. O lugar já virou ponto turístico”, conta Wagner. Ele conta que, apesar das chuvas nos últimos meses, a ponte continua muitos metros acima do nível do lago.
O Lago de Furnas enfrenta a pior seca dos últimos 12 anos. Muitas pousadas que dependem do lago para atrair turistas enfrentam dificuldades neste período de férias. Em algumas, as reservas não chegaram nem a 60% de ocupação.
“Espero que em janeiro de 2013 as chuvas voltem, para que a represa seja um lindo cartão postal na nossa região. Mas enquanto isso, o jeito é rever a antiga ponte submersa no lago e aproveitar as oportunidades para rever áreas que eram cobertas pelas águas do lago”, completa Wagner.
Nota da redação: Essa é a terceira ponte que aparece nos últimos meses por causa da seca na região. No distrito de Pontalete, ressurgiu em Três Pontas (MG) uma travessia que era utilizada pelos moradores para o deslocamento entre a cidade e Elói Mendes (MG). A última vez que ela apareceu foi há 10 anos, quando o nível do lago registrou a pior baixa da história. Outra ponte que também veio à tona foi entre Boa Esperança (MG) e Campo Belo (MG), que era utilizada pelos moradores na década de 1960.
http://g1.globo.com