Ícone do site Portal Pesca Amadora Esportiva

Prefeitura diz que Terminal Pesqueiro de Manaus será inaugurado até março

Quando inaugurado, terminal deverá ter capacidade para armazenar 200 toneladas de pescado (Foto: Reprodução/TV Amazonas)O prefeito Artur Neto anunciou na tarde desta sexta-feira (18) que o Terminal Pesqueiro de Manaus, localizado na Colônia Oliveira Machado, Zona Sul da cidade, será inaugurado até o fim de março, durante a Semana Santa. O anúncio foi feito após reunião com a diretoria da Federação dos Pescadores do Estado do Amazonas (Fapesca).

“Nosso objetivo é apoiar os pescadores, trabalhar irmanado com a colônia e colocar para funcionar o terminal até a Semana Santa, que é o momento em que há um grande consumo de peixe pela população. As balsas estão funcionando muito precariamente e isso não é justo com a cidade, nem com quem trabalha no setor”, afirmou o prefeito.

Após a visita, Artur Neto solicitou um parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM) que detectou que o funcionamento do terminal depende de um entendimento da prefeitura com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que atualmente possui os direitos sobre o terminal, o Ministério da Pesca e Aquicultura e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU). “Temos duas possibilidades: a prefeitura assume a administração do terminal, ou faz uma gestão compartilhada com o Dnit. Estamos lutando pela primeira”, explicou.

O presidente da Fapesca, Walzenir Falcão, informou que a categoria procurou o prefeito para expor os problemas em relação ao desembarque e atracação das embarcações que atualmente são feitos de forma precária. “As balsas que temos hoje atendem precariamente o setor e não oferecem as condições necessárias para que chegue um peixe de qualidade à mesa do consumidor”, destacou.

Walzenir Falcão também ressaltou que a reunião com o prefeito foi muito positiva. “Saímos otimistas da conversa porque ele já nos deu encaminhamento quanto ao assunto e ofereceu espaço para iniciarmos as conversas”, completou.

No dia 8 de janeiro, Artur Neto visitou o complexo, juntamente com o titular da Secretaria Municipal de Empreendedorismo e Abastecimento, Jefferson Praia, para verificar as necessidades de reparos e aquisição de equipamentos. Quando inaugurado, o terminal deverá ter capacidade para armazenar 200 toneladas de pescado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), o Terminal Pesqueiro de Manaus foi concluído há mais de dois anos, mas nunca entrou em atividade. A obra, que custou R$ 20 milhões, chegou a ser embargada pela Justiça por falta de definição sobre a posse do terreno. Na administração anterior, o terminal seria repassado para o Ministério da Pesca e Aquicultura, mas o processo ainda não foi concluído devido ao impasse.

http://g1.globo.com

Sair da versão mobile