Três pessoas foram presas com 500 quilos de pescado irregular durante trabalho de fiscalização da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). As prisões foram efetuadas nos município de Poconé e Barão de Melgaço.
O flagrante aconteceu neste fim de semana, em Poconé, os policiais localizaram os acusados José Ângelo dos Santos, 30, o “Xixinho”, e Gonçalo do Espírito Santo e Silva, 50, o “Cabeçudo”, que foram detidos com 400 quilos de pescado, dentro um veículo Parati, vinho. O pescado irregular era transportado para Cuiabá.
Em continuação a fiscalização, mais 100 quilos de peixes foram apreendidos, neste sábado (23), dentro de um veículo Pálio, conduzido por Jackcjs de Amorim Arruda, 34, conhecido por “Caveirão”.
Conforme o delegado adjunto da Dema, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, a fiscalização será intensificada na reta final da piracema. “Os presos foram autuados em flagrante e irão responder por pescar em período em que a pesca é proibida, previsto no artigo 34, da lei 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais)”, disse.
A fiscalização em rios de água doce continua até o próximo dia 28 de fevereiro, quando se encerra do período do defeso dos peixes.
Todo o pescado apreendido será doado a entidades filantrópicas.