Deputado afirma que “teve manobra” a aprovação do anzol de galho
O deputado estadual Zeca Viana (PDT) está revoltado com a postura dos parlamentares que apresentaram e apoiaram a nova emenda à Lei da Pesca, que foi publicada no Diário Oficial de 07 de março. Os parlamentares voltaram atrás e apoiaram o uso do anzol de galho.
A lei da foi aprovada no último dia 1° de março, passou por debates com os pescadores, Governo do Estado, e teve a assinatura de 18 deputados. “Mas numa manobra vergonhosa, alguns deputados descumpriram esse acordo. Tremeram no garrão”, disse o parlamentar totalmente descontente.
Viana acredita que o anzol de galho pode prejudicar ainda mais a falta de peixes nos rios. “A luta dos pescadores para a liberação do anzol de galho é a prova da escassez dos peixes nos rios. Se existisse peixe me abundância por qual razão utilizariam o anzol de galho”, questionou Zeca.
Os deputados também votaram a favor de retirar do texto a medida máxima dos peixes capturados nas bacias de Mato Grosso. Já a pesca do dourado e da piraíba continua proibida no estado. O novo texto permite a pesca de subsistência, mas fixa prazo para a instalação do Conselho de Pesca e a apresentação de uma proposta definitiva de política de pesca para o estado em até 180 dias, a partir de sancionada.
Você precisa fazer login para comentar.