Polícia apreende quelônios de grande porte e 350kg de pirarucu, no AM
Após denúncia, policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental apreenderam cerca de 350kg de pirarucu salgado e 15 quelônios de grande porte em uma embarcação próximo à feira da Manaus Moderna, localizada no Centro da cidade, nesta segunda-feira (11). Os animais e o pescado, que saíram de Tapauá, a 449 km da capital, foram apreendidos por volta das 15h30.
O proprietário da embarcação foi preso em flagrante. De acordo com o tenente Daniel Abreu, o homem alegou que apenas transportava a mercadoria. “Ele foi preso pelo transporte ilegal de pirarucu, que está com a pesca proibida permanente, e dos quelônios, que estão na lista de animais ameaçados de extinção”, disse.
Segundo o tenente, a mercadoria abasteceria feiras da capital esta semana. “Os produtos seriam entregues hoje e comercializados amanhã. Um dos pontos de recepção do material seria a Feira da Panair”, disse.
Abreu informou que os quelônios apreendidos são de grande porte. “Há nove tartarugas que medem cerca de um metro”, afirmou.
O pescado será encaminhado à Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), situada na sede da Delegacia Geral, na Avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da capital. Após as providências legais, o peixe será doado a instituições sem fins lucrativos.
Após avaliação de veterinários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os quelônios deverão ser reintroduzidos à natureza. “Amanhã mesmo vamos soltá-los em uma região do rio Negro”, disse o tenente Abreu.
Denúncias
A apreensão do pirarucu e dos quelônios foi motivada por uma denúncia anônima. “Pedimos que a população ligue para o 190, informando o local onde está acontecendo a irregularidade e sobre os animais que estão sendo transportados”, solicitou o tenente.
http://g1.globo.com