Um filhote de peixe-boi foi encontrado por um pescador no Lago do Cabral, próximo ao distrito de Pedras, em Barreirinha, a 331 Km de Manaus. O animal é do sexo feminino, mede 90 centímetros e pesa aproximadamente 12 quilos. O mamífero aquático foi colocado em um tanque, onde recebe alimentação e se recupera do estresse que teve até chegar à sede do município.
A pequena peixe-boi foi localizada há dez dias. O fiscal ambiental Marcos Bahia explicou que o animal foi encontrado preso em uma malhadeira. Após informados da ocorrência, os fiscais ambientais foram até o local e fizeram o resgate do filhote.
Quando se recuperar, o filhote será enviado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Parintins, a 369 Km da capital do Amazonas, e depois para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Município, este é o segundo animal entregue ao órgão nos primeiros três meses de 2013.
De acordo com o fiscal ambiental Bahia, a melhor forma de ajudar animais encontrados dessa forma, é soltá-los de volta na natureza. “Quando verificarem essa situação, de encontrar um animal preso na malhadeira, se ele não estiver ferido nem com sangramento, a gente pede para que as pessoas não tragam para a comunidade. A orientação correta é deixar o animal no seu próprio ambiente, porque com certeza sua mãe está próximo”, explicou.
http://g1.globo.com