Pescadores artesanais do Litoral Sul de Santa Catarina interdiram a BR-101, no km 311, em Laguna, por cerca de 20 minutos na manhã desta quinta-feira (25). A manifestação começou por volta das 10h,na região onde fica a comunidade de Bentos, e interrompeu o tráfego nos dois sentidos da rodovia, até 10h18. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 300 pessoas participaram do ato.
De acordo com os manifestantes, eles pedem melhorias em normativas aplicadas para a categoria e, que segundo ops pescadores artesanais, prejudicam o setor. Entre as reivindicações, está a antecipação do início da pesca da tainha, marcada para iniciar em 15 de maio. Os pescadores querem que ela comece no dia primeiro do próximo mês, com a justificativa de que as frotas industriais capturam maior parte dos cardumes, na primeira quinzena do mês. Como os pescadores artesanais têm menor abrangência de pesca, eles alegam perder espaço para a captura.
Outra medida questionada é com relação a uma determinação que diminui o tamanho das embarcações de oito para seis metros de comprimento. A categoria questiona a medida e aponta prejuízos para conseguirem se adequar à lei.
A manifestação contou com a presença de pessoas de toda a região entre os municípios de Içara a Garopaba. Ela foi organizada pelas associações de pescadores dessa localidade.
http://g1.globo.com