Cerca de 2,6 toneladas de materiais de pesca apreendidos nos últimos cinco anos na baía de Vitória, Vila Velha, Guarapari e Linhares foram destruídos nesta quinta-feira (11), pela Polícia Ambiental, em Cariacica, na Grande Vitória. Entre o material apreendido, havia redes, tarrafas e balões para pesca de camarão. Segundo a polícia, a operação tem objetivo de esvaziar o depósito de materiais ilícitos e prestar contas à sociedade.
Os objetos ficaram guardados no depósito da 1ª Companhia do BPMA em Cariacica, de onde foram levados para uma empresa no município, preparada e licenciada para receber resíduos de indústrias, portos, aeroportos e municípios. De acordo com a Polícia Ambiental, um caminhão basculante da empresa realizou o transporte do material.
A destruição acontece devido à situação criminosa em que os objetos são apreendidos e somente após a decisão da Justiça, conforme explicaram os policiais. Não há, portanto, um período regular para a realização do processo. Ao fim da destruição, é emitido um certificado de recebimento de resíduos à polícia, junto ao boletim de ocorrência ambiental e um relatório fotográfico do processo, produzido pelos policiais.
http://g1.globo.com