Ícone do site Portal Pesca Amadora Esportiva

Preservação do Robalo, uma idéia que deve ser levada a sério

img-preservacao-robaloLonge do extremismo que muitos pensam se tratar, a preservação ambiental e de espécies ameaçadas é um fator que deveria ser tratado com maior seriedade no Brasil. Hoje já estamos vendo o resultado deixado pelo descaso e falta de controle no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o que era fartura, agora é uma região que luta para tentar restabelecer sua população de peixes quase extintos, ação tardia, mas que pode vir a ter resultados caso seja levada a sério com a implantação de cotas reduzidas e proibição de algumas espécies. O Tucunaré nas regiões de Goiás também está entrando em escassez e o estado já se mobilizou para frear a desordem e garantir a continuidade da espécie.

A Federação de Pesca Esportiva, Turística e Ambiental do estado de São Paulo, conta hoje com diversos colaboradores, conselheiros, amigos, enfim, pessoas realmente interessadas em agir para que a nossa classe de pescadores esportivos faça a diferença e desenvolva ações em favor da continuidade do que mais prezamos. Dentre os membros, um em especial Dair Helaehil, redigiu alguns critérios a cerca da preservação do Robalo no litoral brasileiro, essa atitude já foi tomada em outros países, e nos Estados Unidos em especial, a lei é rigorosa e a preservação está fazendo com que o Robalo volte a povoar o litoral e águas interiores.

Baseado em sua experiência na pesca de robalos e aliando conhecimentos de outros pescadores e leis existentes, nos foi sugerido que até onde nos competir, que esse projeto seja levado adiante e que possa chegar a ter o respaldo dos órgãos oficiais tendo em vista que tais leis já existem o que falta é ação e fiscalização para que seja cumprida, pois só assim sua eficácia terá validade. O robalo já esta sumindo em algumas regiões do Brasil justamente pela falta de controle e fiscalização, se não agirmos agora e se não houver um controle rigoroso, não vai demorar para que entre em colapso assim como ocorreu com o dourado no Mato Grosso. A Federação Paulista e o Site Pesca Amadora apóiam a idéia e esperam que essa idéia seja um projeto futuro e que o robalo seja preservado.

Segue alguns tópicos sugeridos para o processo de preservação:

GUIAS DE PESCA

MARINAS

Um dos argumentos para a NÃO FISCALIZAÇÃO é a falta de recursos (embarcação e combustível). Mão-de-obra há disponível.

Não há dúvida que, se começar a fiscalização de maneira rigida, o volume de multas será alto, pois pescadores que abtualmente praticam a pesca de maneira predatória e sem consciência ambienta, sabe que quase nunca é pego em contravenção.

Os recursos provenientes das autuações manteriam o sistema operando. Desde que seja feito com seriedade e idoneidade.

São algumas sugestões dentre várias que podem ser pautadas, a sua ajuda é importante nesse processo, divulgue, dê sugestões, opine e faça valer a lei que não é aplicada.

Pense na preservação como a continuidade de uma espécie e que a falta dela será também o fim de uma atividade que gera empregos, traz recursos e mantém um ecossistema de uma forma geral.

Sair da versão mobile