A criação da Federação das Associações, Sindicatos e Colônias de Pescadores e Pescadoras do Estado da Bahia (Fapesba) foi formalizada na tarde desta quinta-feira (9), no auditório do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro), no bairro de Nazaré, em Salvador.
O evento contou com a participação de profissionais da área, 60 representantes de entidades do setor e o deputado estadual Marcelino Galo (PT), representante da pesca e da aquicultura na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Para o parlamentar petista, a criação da Fapesba representa um marco para as ações do segmento.
“Essa entidade vai ser a libertação dos pescadores e pescadoras da Bahia. A iniciativa de criar a federação é fruto do trabalho dos homens e mulheres que estão aqui hoje e que não vão esquecer esta data”, disse Galo. Antonio Jorge Teixeira dos Santos, atual presidente da Colônia Z3, da Ilha de Bom Jesus dos Passos, localizada na Baía de Todos-os-Santos, disse que a nova federação é importante para os profissionais.
“Precisamos dessa federação para mostrar que nós temos uma liderança que vai funcionar melhor do que a que se diz representada pela Federação dos Pescadores do Estado da Bahia”, avaliou.
http://www.bahianoticias.com.br