A importância dos pescadores artesanais no município foi destacada na abertura da semana ‘Pesca com Cidadania’, nesta terça (25), no salão nobre do paço, Centro Histórico. O evento segue até domingo (30) com diversas atividades promovidas pela prefeitura, na área continental, visando levar qualificação profissional e ações de cidadania a esses trabalhadores e seus familiares.
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa salientou que o setor gera empregos e sustenta milhares de famílias. “Queremos difundir o tema no dia a dia de nossas crianças, como forma de resgatar o protagonismo da pesca em nossa cidade, Estado e país”, afirmou o chefe do Executivo, destacando melhorias previstas pelo poder público no Mercado de Peixe e no Terminal Pesqueiro, na Ponta da Praia.
Segundo o secretário de Defesa da Cidadania, Marcelo Del Bosco, “o intuito é trabalhar a cidadania nessas localidades e mostrar que a pesca tem trabalho forte”. Atualmente são 3.500 pescadores que atuam no estuário de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá e Bertioga, segundo informou, na ocasião, o pesquisador Alberto de Amorim, do Instituto de Pesca.
Homenagens e Concurso
Na abertura do evento foi exibido o vídeo ‘Coração Caiçara’, produzido pelas secretarias de Educação e de Comunicação e Resultados, que retrata a vida dos moradores da área continental. E ainda prestadas homenagens ao presidente da Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo, Tsuneo Okida, e ao diretor da entidade, Edson dos Santos Claudio.
Houve, ainda, a premiação de alunos do 5º ao 9º anos das escolas municipais Judoca Ricardo Sampaio e Monte Cabrão (área continental) que participaram de concurso sobre o tema, em quatro categorias: fotografia, texto, pintura/tele e desenho.
Entre os estudantes vencedores, David Mesquita Leite Santos, de Monte Cabrão, contou que desenhou o “barquinho que meu avô carpinteiro construiu”. Já Júlia, de Caruara, fotografou peixes. “A pesca é uma ótima coisa para se fazer”, disse ela.
PROGRAMAÇÃO
Serviços da Sala da Cidadania
Quarta-feira
9h às 16h – Atividades da Sala da Cidadania(assistência judiciária, orientações para deficientes, mulheres, consumidores e sobre questões raciais), em Monte Cabrão
19h30 – missa na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (Ponta da Praia)
Quinta-feira
9h às 16h – Atividades da Sala da Cidadania, em Caruara
19h30 – missa na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes
Sexta-feira
9h às 16h – Atividades da Sala da Cidadania na Ilha Diana
14h às 17h – Benção aos Pescadores no Mercado de Peixe, Instituto de Pesca, Pier do Pescador e Colônia dos Pescadores Z-1
19h – missa na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes
Sábado
8h às 12h – exposição de desenhos dos alunos das escolas Monte Cabrão, Caruara e Ilha Diana, no Aquário Municipal.
9h – Festividade na Colônia de Pescadores Z-3 (Praia do Perequê), Guarujá, para pescadores e familiares
Domingo
Às 9h, festa na Colônia Z-1, Santos; e às 9h30, na Vila dos Pescadores, Cubatão.
Alunos premiados:
UME Judoca Ricardo Sampaio
Fotografia: 1º – Julia Villa Verde Cavalcante (6º ano); 2º – Paola Cristina Rodrigues de Alencar (7º); 3º Mateus dos Santos Rosa (6º)
Texto: 1º Rafael Almeida Barret (5º ano); 2º – Vitória Carla Pereira dos Santos (5º); 3º – Thalita Borges da Silva (5º).
Pintura/tela: 1º – Lucas dos Santos Amieiro (9º ano) e Guilherme Augusto dos Santos Sé (9º); 2º – Adriano da Conceição Araújo (9º); 3º João Paulo Martins V. Silva (9º)
Desenho: 1º – Lucas da Silva Bulcão (6ºano) e Yasmin Melo de Jesus (6º); 2º Luiz Henrique Soares das Merces (9º) e Ismael Aniceto de Arruda (9º); 3º Lucas Teodoro Gomes (9º)
UME Monte Cabrão
Desenho: 1º – David Mesquita Leite Santos (8º ano); 2º – Roseane Vicente Machado (9º); 3º Natália de Lima Gonçalves (9º)
http://www.diariodolitoral.com.br