Centenas de peixes foram encontrados mortos na orla de Praia Grande, no litoral de São Paulo, no final da tarde desta quinta-feira (6). Os animais podiam ser vistos em uma extensão de cinco quilômetros da faixa de areia dos bairros Maracanã e Caiçara. A suspeita é de que os peixes tenham sido descartados por barcos de pesca, por serem pequenos demais para o comércio.
Segundo a Guarda Costeira, foram identificadas três espécies: parati, bagre e paulistinha. Por serem de tamanho reduzido, devem ter sido jogadas de volta para o mar por embarcações traineiras, que se utilizam de redes de arrasto para a captura de peixes e camarão.
Ainda de acordo com a Guarda Costeira, a fiscalização é feita diariamente em toda a orla, mas a grande quantidade de embarcações dificulta o patrulhamento. A dica da Guarda para os banhistas é que, ao se deparar com qualquer animal marinho, seja peixe ou de maior porte, como o golfinho, vivo ou morto, não se deve tocar, porque pode transmitir doenças.
A Lei Federal de Crimes Ambientais determina que “é proibida a pesca de espécies que devam ser preservadas ou espécimes com tamanhos inferiores aos permitidos. Quem infringir esta lei poderá sofrer detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente”.
http://g1.globo.com