Pescadores batem recorde ao pescar tubarão de 601 kg
Era um monstro, a coisa mais assustadora que já vi, comentou o pescador Jason Johnston. Qualquer coisa que atirássemos à água, ele devorava, contou. Se eu tivesse escorregado, estaria agora no fundo do mar, observou o texano de 40 anos.
Johnston e os companheiros estavam a bordo de um barco de pesca desportiva ao largo da praia Huntington Beach na Califórnia, no âmbito de um reality-show que será transmitido peloo canal Outdoor Channel.
O espécime, um anequim (Isurus oxyrinchus), media 3,65 metros de comprimento, com 2,44 metros de circunferência, pesando 601 kg. O recorde anterior de um anequim tinha sido registado em 2001, quando tiraram da água um tubarão de 555 kg, segundo fontes oficiais.
Mas os ativistas que lutam pela proteção dos animais teceram críticas à “proeza”, argumentando que o tubarão devia ter sido devolvido ao mar.
A biologista Kady Lyons, que trabalha no laboratório de tubarões da Universidade da Califórnia, em Long Beach, disse que é difícil ver um animal daqueles a ser pescado em seu habitat natural.
Como estamos diante de uma espécie “de tubarão” com uma população relativamente escassa, parece-me difícil justificar ou apoiar algo assim, comentou Lyons.
No entanto, o capitão da embarcação se defendeu explicando que os pescadores cumpriram todas as normas marítimas e argumentou que a população dos anequins não estão em extinção, já que muito poucos animais são pescados.
Johnston contou que o tubarão será doado para para pessoas carêntes.
O público poderá assistir à aventura completa dos pescadores em breve no Outdoor Channel. O anequim é o mais rápido entre os tubarões e é muito abundante em águas portuguesas, inclusive perto da costa, podendo representar perigo para os banhistas.
Você precisa fazer login para comentar.