Pescadores são flagrados por fiscais descumprindo o defeso em Roraima
Em Boa Vista, inspetores ambientais flagraram três pescadores em um balneário do bairro Caçari, na zona Leste da cidade, com malhadores (espécie de rede de pesca) e um pequeno barco. O flagrante aconteceu por volta das 18h desta quinta-feira (27), durante uma inspeção de rotina.
A pesca é proibida durante a piracema, quando os peixes se reproduzem. A prática dessa atividade é considerada crime com sanções previstas em lei. Em Roraima, o período de reprodução dos peixes ocorre de março a junho.
Ao serem interpelados pelos fiscais da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, os pescadores se recusaram a apresentar documentos e fugiram do local. A Polícia Militar foi acionada para prestar apoio, mas ninguém foi detido.
Os inspetores apreenderam cinco redes, cada uma com 70 metros. Segundo eles, a maioria dos pescadores não têm documentos e são ribeirinhos. A fiscalização ambiental é intensificada durante essa época e continua mesmo após o término da proibição da pesca. Apenas pescadores profissionais e com os devidos documentos são autorizados a exercer a atividade.
“Ao final da piracema, todo o material apreendido é incinerado. Toda a ação é registrada e documentada”, afirmou Robson Rodrigues Lopes, inspetor da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental.
A piracema termina no próximo domingo (30). A partir do dia 1° de julho, a pesca profissional ficará liberada no estado. A exceção é para o pirarucu, pois o defeso (época do ano em que a pesca é proibida) para essa espécie segue até 30 de agosto.
http://g1.globo.com