PMA utiliza “salas de aulas flutuantes” para ensinar preservação
Como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente, a Polícia Militar Ambiental de Corumbá realizou durante toda a semana passada trabalhos de Educação Ambiental utilizando grandes embarcações, em um projeto denominado “Sala de aula Flutuante”.
O projeto contou com parceria de empresas de turismo de Corumbá, que emprestaram embarcações para a realização das atividades. Pelo menos 230 alunos da rede pública de ensino participaram das excursões pelo Rio Paraguai. Durante os passeios, os alunos ouviram da equipe da Polícia Militar Ambiental na “sala de aula flutuante” a importância da conservação do ambiente, receberam cartilhas versando sobre Técnicas de Manejo de Controle de Pesca; Piracema; Declaração de Estoques; Pesca Desportiva; Cota de Captura; Iscas; Áreas de Pesque e Solte; Área de Reserva de Pesca;
petrechos Proibidos ao Pescador Amador; Autorização Para Pesca Desportiva; Transporte de Pescado; Medidas de Pescados e iscas, além de outros temas ambientais, como água, energia, desmatamento e fauna, enquanto contemplavam de perto a natureza. Foram nove horas de navegação no Rio Paraguai. As orientações passadas enfocaram aspectos práticos ligados à rotina da população corumbaense, que em grande parte vive em função do turismo da pesca no Rio Paraguai.
Para a PMA, a educação dos jovens é uma estratégia eficiente de conscientização.
O objetivo principal deste trabalho de Educação Ambiental é despertara a sensibilização sobre a importância do ambiente à vida e a necessidade de atitudes voltadas à conservação.
http://www.acritica.net