Moradores da comunidade “Beira do Rio”, região de Guaraí que fica localizada às margens do Rio Tocantins, estão denunciando que um grupo formado por pescadores profissionais vindos de outras cidades do Tocantins e do estado do Maranhão, estariam “acabando com os peixes” no rio, que é fonte de renda e de alimentação para os moradores da localidade.
O grupo de pescadores, formado por centenas de pessoas, realiza arrastões com redes e chega a encher caminhões com tamanha quantidade de pescado que é retirado no local. Informações dão conta de que pelo menos 4 caminhões baú, câmaras frias e quase 30 barcos pesqueiros são utilizados pelo grupo a mais de 1 semana. Os pescadores profissionais já teriam sido vistos também próximos aos munícipios de Tupiratins e Itapiratins.
Os moradores da comunidade se dizem revoltados com a ação e cobram a mais de uma semana que , Polícia Ambiental e Naturatins façam alguma coisa.
Em nota, O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), afirmou que a pesca é efetuada por colônias de pescadores profissionais dos Estados do Tocantins e Maranhão devidamente credenciados. De acordo com a nota, na ocasião também foram realizadas as conferência das cargas de pescado e verificadas que estão de acordo com os tamanhos permitidos.Procurada por telefone para comentar a informação, a Polícia Ambiental do Estado, por meio Companhia Independente da Polícia Rodoviária Ambiental de Palmas (CIPRA), haja visto que no batalhão de Pedro Afonso não foi possível estabelecer contato, alega que a pesca é regular e que a polícia não pode fazer nada.
http://surgiu.com.br