Dezenas de pescadores espanhóis protestaram com seus barcos nas águas do Gibraltar neste domingo exigindo que os britânicos removam os 70 blocos de concreto que jogaram nos locais de pesca. A Marinha britânica e a polícia de Gibraltar impediram 35 barcos espanhóis de navegar na área disputada pelo Reino Unido e Espanha construindo um bloco de concreto, o que aumentou a tensão diplomática entre Londres e Madri.
Cerca de 500 pessoas assistiram ao protesto de uma hora da costa de Gibraltar, muitos erguendo bandeiras de Gibraltar e britânicas. Os espectadores espanhóis se reuniram no porto de La Linea de la Concepcion, alguns com bandeiras da Espanha, vestindo camisetas onde se lia “Gibraltar é da Espanha”.
“Nós só queremos enviar uma mensagem para Gibraltar”, disse o líder da Associação de Pescadores de La Linea. “Tudo o que queremos é pescar onde sempre pescamos”, acrescentou.
O governo de Gibraltar disse que o recife de concreto irá regenerar a vida marinha e que os poucos pescadores espanhóis que se concentravam naquela área para pescar mariscos, o faziam ilegalmente de acordo com as leis de Gibraltar.
O Reino Unido acusa a Espanha de retaliação ao impor controle alfandegário excessivo na fronteira de Gibraltar, levando a filas diárias de carro, que se arrastam por horas.
Fonte: Dow Jones Newswires.