Rede de mil metros é apreendida pela Guarda Costeira em área proibida no litoral de SP
Uma rede de pesca com cerca de mil metros foi apreendida no sábado pela Guarda Costeira de Praia Grande, próximo à praia de Itaquitanduva, na área do Parque Xixová Japuí. Duas tartarugas estavam com as cabeças presas às linhas e não sobreviveram, mas a equipe conseguiu salvar outros três animais marinhos.
A Guarda Costeira, grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, chegou à rede após uma denúncia feita por volta das 7h. No local indicado, a equipe encontrou o equipamento, que provavelmente havia sido lançado durante a noite por pescadores.
Segundo a Guarda, duas raias prego e uma outra tartaruga verde foram encontradas presas na rede, com vida. O equipamento de pesca foi colocado em uma área de preservação ambiental, muito próximo à costa rochosa, onde as tartarugas encontram alimento.
“Conseguimos soltar esses outros três animais, mas certamente outros teriam ficado presos se a rede não fosse retirada logo”, comentou o inspetor do grupamento, Marcio Teixeira de Souza.
Embora a pesca dos animais provavelmente seja acidental, o inspetor esclareceu que muitas vezes os pescadores têm conhecimento de que não devem lançar as redes nessas áreas, mas insistem na prática. “Trata-se de crime ambiental. O flagrante é muito difícil, mas pedimos que donos de barcos de passeio ou jet-skis que vejam essa prática denunciem pelo telefone 199”.
Você precisa fazer login para comentar.