Redes de pesca ilegais são apreendidas no Rio dos Sinos em Novo Hamburgo
Foram encontradas quatro armadilhas com 40 peixes presos, que foram libertados. Os donos dos materiais não foram encontrados.
Durante uma vistoria de rotina para coleta de água do Rio dos Sinos para análise, dois barcos da Secretaria do Meio Ambiente – SEMAN encontraram redes de pesca irregulares. Nas quatro armadilhas apreendidas, foram encontrados 40 peixes presos, que foram liberados. Os proprietários das redes não foram identificados durante a ação.
Segundo a diretora de Licenciamento Ambiental, Luciane Maria, os materiais são colocadas durante a noite e retiradas pela manhã. As normativas do IBAMA informam que o uso de redes com malhas inferiores a 70 milímetros, bem como tarrafas com malha menor que 50 milímetros, são proibidas em lugares como o Rio dos Sinos. “Malha com tamanho inferior ao permitido impedem a maturação dos peixes e a manutenção das espécies”, informa.
As redes recolhidas nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, serão usadas em palestras de educação ambiental, e depois vão ser descartadas. A SEMAM orienta que a pesca amadora seja feita apenas com o uso de varas de pesca. Ela ainda pede que, em caso de pesca predatória no local, seja feita a denúncia para a fiscalização através dos telefones 3594-9999, ou 156.
Informações de Imprensa PMNH
http://novohamburgo.org