Um vereador escapou de ser detido pela Delegacia de Meio Ambiente (Dema) por pesca predatória na manhã deste domingo (29) nas proximidades de Chapada dos Guimarães, município a 65 km de Cuiabá. Vereador por Nova Brasilândia, cidade a 223 km da capital, o vereador estava com um grupo que, ao todo, mantinha em uma caminhonete 164 quilos de pescado ilegal capturado na noite anterior. Quatro deles foram presos.
Segundo a Dema, o grupo de sete pessoas estava distribuído em duas caminhonetes e trafegava por uma estrada na região do Manso. Na caminhonete da frente estava o pescado e quatro integrantes do grupo. Já no veículo atrás, apenas três integrantes – entre eles, o vereador de Nova Brasilândia. A reportagem ainda não obteve contato com ele ou algum representante para se defender.
Agentes da Dema estavam fazendo um trabalho rotineiro de fiscalização na área quando pararam a caminhonete em que o vereador estava. Ele e os demais afirmaram que estavam pescando nas imediações e os policiais pediram para averiguar a quantidade obtida. Como não havia nada no veículo, voltaram para a estrada e conseguiram parar a caminhonete que seguia mais à frente, com o restante do grupo e o pescado.
Na caminhonete, além dos 164 de pescado ilegal (incluindo um jaú de 51 quilos e três dourados, espécie de pesca proibida hoje) estavam instrumentos vetados para a prática, como duas tarrafas.
Também havia 15 redes de pesca e duas espingardas com 12 munições. As armas haviam sido utilizadas para caçar um tatu e uma paca, que também estavam na caminhonete interceptada.
Logo, os agentes da Dema detiveram os quatro que estavam na caminhonete. Quando retornaram à estrada para tentar interceptar a caminhonete onde estava o vereador e o restante do grupo, eles já haviam fugido. Detidos, os demais devem responder por pesca predatória.