Duas voadeiras se chocaram na manhã desta sexta-feira (18), no rio Padauari, no Igarapé do Tabaco, na divisa dos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas. Segundo informações da Marinha do Brasil, o acidente aconteceu por volta das 9h e deixou duas pessoas gravemente feridas.
Um dos feridos contou à assistente médica do Centro de Saúde de Santa Isabel do Rio Negro, Eridelma Martins, que o impacto da colisão entre as ‘voadeiras’ foi tão forte que o condutor de uma delas foi arremessado à grande distância no leito do rio.
As primeiras informações davam conta de que o acidente teria sido ocasionado por uma pedra ou tronco encoberto pela água no trajeto que o guia fazia e ao colidir, a embarcação que vinha atrás não teve tempo hábil para desviar a acabou batendo, porém o acidente teria ocorrido quando uma das embarcações que vinha em alta velocidade ao sair do igarapé do Tabaco cruzou a trajetória da outra que também vinha em alta velocidade e foi abalroada.
A empresa de Turismo em questão é de propriedade do Sr. Augusto D’Avila, uma empresa bem conceituada e que já trabalha no ramo de turismo há muito tempo em Barcelos, segundo informações repassadas o nome do guia desaparecido é RAUL.
A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou um avião com militares do Corpo de Bombeiros para o município para realizarem as buscas e o resgate das vítimas. Na cidade não há quartel dos bombeiros. As buscas iniciais foram feitas por militares do Exército.
Segundo a prefeitura de Barcelos, seis pessoas já foram encaminhadas para o hospital da cidade, duas para o município de Santa Isabel do Rio Negro e dois turistas em estado grave estão sendo levados para Manaus em um avião da FAB.
De acordo com a Marinha, dois inspetores navais foram encaminhados ao local para realizar as buscas do desaparecido e iniciar os procedimentos para instaurar um Inquérito Administrativo sobre Fatos da Navegação (IAFN), visando apurar as causas e responsabilidades do acidente e ouvir testemunhas que se encontravam no local.
O resgate dos feridos e transporte deles para Santa Isabel do Rio Negro foi feito por um helicóptero do Exército, que estava em operação no município de São Gabriel da Cachoeira.
Atualizado 19/10/2013 as 11:05