Ícone do site Portal Pesca Amadora Esportiva

“Pescadores” capturam pintado de 31 kg em riacho de Mercedes, no Paraná

pintato abatido no rio paranaPescadores de Mercedes, no oeste do Paraná, capturaram um pintado que pesa 31 kg e mede cerca de 1,4 metro de comprimento. O peixe foi fisgado na manhã de sexta-feira (4), no Arroio Guaçu, um dos afluentes do Lago de Itaipu.

O fato inusitado incentivou os moradores da cidade a também tentarem a sorte, inclusive os responsáveis por capturar o pintado.

Apesar de o peixe chamar a atenção pelo tamanho, em habitat natural a espécie pode chegar a em média 50 kg. “Com a formação do reservatório de Itaipu e a sobrepesca, a espécie acabou se tornando rara. No ambiente alterado, ele demora mais para crescer e atingir o peso médio. Hoje, os capturados na região pesam no máximo 10 kg”, explicou o estudante de Engenharia da Pesca, em Toledo, Paulo Henrique Inácio.

Entre as espécies mais comuns encontrados no Lago de Itaipu estão a curimba, a corvina, a traíra e o lambari. Pescadores profissionais têm apostado na criação de pacus em tanques-rede. Existem pedidos ainda para que sejam criadas também tilápias, o que depende da aprovação do Paraguai, país que divide o lago com o Brasil. O tucunaré, típico do norte, aponta Inácio, está se adaptando e vem atraindo para a região adeptos da pesca esportiva, fenômeno antes reservado ao dourado.

Nota pesca amadora: Na própria matéria mostra que o exemplar pesa 20 kg a mais do que o normalmente encontrado no lago, ou seja é RARO pelo seu tamanho e mesmo assim insistiram em MATAR e retirar um belo exemplar desses que não se vê mais no lago. A pergunta é quantos mais deixarão de existir por causa de ações impensadas como essa??? Resta apenas lamentar tamanha irresponsabilidade por parte dessas pessoas que se dizem pescadores, estão acabando com o próprio sustento.

http://www.cbnfoz.com.br

Sair da versão mobile