Pescadores da província de Tottori, no Japão, capturaram por acaso uma lula-gigante de 3,4 m e cerca de 100 kg durante uma pescaria por caranguejos e linguados na região. Veja o vídeo, em japonês.
De acordo com a emissora “FNN”, o animal foi pego ainda vivo na rede de pesca, mas não resistiu até ser levado até a costa. Especialistas afirmam que o molusco poderia ser bem maior, caso seus tentáculos maiores ainda estivessem presos ao corpo quando o animal foi retirado da água.
Especialistas ficaram intrigados ao constatarem que a lula-gigante foi capturada a cerca de 240 m de profundidade, visto que esse tipo de animal geralmente habita águas muito mais profundas, podendo ultrapassar 1.400 m de distância da superfície.
A província de Tottori informou que irá preservar a lula-gigante para que ela possa ser estudada, e que ela não poderia ser consumida devido à alta concentração de amônia no corpo do molusco.
Outros casos
Este seria o terceiro caso de captura de lula-gigante no Japão apenas em janeiro de 2014, de acordo com o jornal britânico “The Guardian”.
Este mês, pescadores da ilha de Sadogashima ficaram impressionados ao fisgarem por acidente uma lula-gigante de mais de 4 m de comprimento, que foi avistada perto do barco onde estavam.
O animal, de acordo com a emissora japonesa “FNN”, pesava cerca de 150 kg e foi capturado ainda com vida, mas acabou morrendo pouco após ser retirado da água.
Especialistas foram chamados e constaram que a lula havia perdido seus tentáculos maiores, o que poderia fazer com que seu tamanho dobrasse, podendo chegar até 8 m de comprimento.
Boatos
Esses episódios ocorreram na mesma época em que um boato a respeito de uma lula monstruosa de mais de 48 m de comprimento, que teria sido encontrada na costa da Califórnia, nos EUA, se espalhou pela web.
Contudo, ao contrário do que ocorreu com as capturas no Japão, especialistas descobriram que a foto da lula-gigante “descomunal” era falsa, feita a partir de duas imagens separadas, registradas no Chile e na Espanha.
http://g1.globo.com