Pará volta a ser o maior produtor de pescado do país, revela estudo
Em de 2013, o Pará totalizou a produção de 728.393 toneladas de pescado, ultrapassando o Estado de Santa Catarina, que até 2012 estava no primeiro lugar do ranking da produção de pescado no Brasil. A estatística é da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq) em parceria com a Superintendência Federal da Pesca no Pará, que entregaram na última quarta-feira (8) um estudo ao ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, em Brasília.
Os dados estatísticos mostram que o Pará é o maior produtor, o que inclui pesca industrial, artesanal e piscicultura (peixe criado em cativeiro). Da produção de 728.393 toneladas de pescado, 670.961 foram da pesca artesanal (92,1%); 41.250 da pesca industrial (5,7%) e 16.182 da piscicultura (2,2%).
Na pesca artesanal os maiores produtores são os municípios de Belém, Tucuruí, Abaetetuba, Curuçá, Monte Alegre, Oriximiná. Na piscicultura os municípios que mais produziram em 2013 foram Benevides e Brejo Grande do Araguaia.
“Isso representa uma vitória para o Estado, pois vamos conseguir trazer mais recursos federais para o desenvolvimento da pesca e ampliar a parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura”, garante o gestor da Sepaq, André Pontes. O ministro confirmou o apoio à produção paraense: “Uma das metas estabelecidas para 2014 é capacitar 4760 pessoas no Estado, gerando mão de obra técnica para o setor pesqueiro e aquícola do Pará”, disse Crivella.
Dados do Relatório de Produção Pesqueira Anual do Pará apontam que existem hoje 275.000 pescadores cadastrados no Estado. Na pesca artesanal e industrial existem mais de 80 espécies de peixes que são capturadas no Pará. Já na piscicultura são 21 espécies que são produzidas em cativeiro no território paraense.
Você precisa fazer login para comentar.