Vídeo feito no fundo do mar mostra ‘abraço mortal’ de uma lula em peixe
Cientistas de uma instituição dos Estados Unidos gravaram uma “batalha” entre uma pequena lula e um peixe que é o dobro do seu tamanho em que, curiosamente, o molusco acabou vencedor.
As imagens foram feitas com a ajuda de uma câmera submarina controlada remotamente por técnicos do Aquário da Baía de Monterey, na Califórnia. De acordo com o site “Livescience”, o confronto ocorreu a 450 metros de profundidade.
O vídeo, publicado este mês no YouTube, mostra o molusco com seus tentáculos segurando um exemplar da espécie Pseudobathylagus milleri.
Segundo a narração do vídeo, feita por Bruce Robinson, cientista do Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey, o invertebrado imobilizou o vertebrado em uma área marinha muito profunda e escura, longe dos olhos humanos.
No vídeo, o peixe tenta se desvencilhar das “garras” da lula, que segue nadando em direção ao fundo do mar, agarrada à presa. Os tentáculos seguram com força a espinha dorsal do peixe, que tenta escapar sacudindo seu corpo, o que é perceptível na gravação.
Assista o vídeo
O molusco o prendeu de uma maneira tão forte que não foi possível o peixe fugir e acabou virando alimento da lula.
De acordo com o professor José Eduardo Marian, do Departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), lulas são predadores vorazes, que se alimentam principalmente de peixes e crustáceos. Quando localiza sua presa (no caso do vídeo, um peixe), este molusco utiliza um par de tentáculos dotados de ventosas para capturá-la.
Você precisa fazer login para comentar.