Operação da Polícia Ambiental do ES prende 5 homens por pesca ilegal – Portal Pesca Amadora Esportiva Operação da Polícia Ambiental do ES prende 5 homens por pesca ilegal | Operação da Polícia Ambiental do ES prende 5 homens por pesca ilegal – Portal Pesca Amadora Esportiva

Operação da Polícia Ambiental do ES prende 5 homens por pesca ilegal

Cerca de 16 quilos de peixes foram apreendidos pela PMA do ES (Foto: Divulgação/ Polícia Militar Ambiental)Cinco pescadores foram detidos em uma operação da Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo, realizada nas madrugadas desta quinta-feira (13) e sexta-feira (14). Mais de 900 metros de redes, três tarrafas e 16 quilos de pescados foram apreendidos na ação. A fiscalização foram realizadas pelo Rio Mariricu até a zona de confluência com o mar na localidade de Barra Nova, zona rural de São Mateus e no Rio Cricaré, no Norte do estado. Os detidos foram conduzidos ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de São Mateus, na mesma região.

Segundo a polícia, as ações foram intensificadas por conta da Piracema, período de desova dos peixes, quando a pesca é proibida. Tudo foi planejado após denúncias de que pescadores estariam em período de lua cheia, no horário de parada da maré, realizando a pesca. Uma estratégia foi montada para equipe de serviço do dia anterior, na madrugada, no balneário de Barra Nova, com fiscalizações intensivas nas comunidades de Areinha, Meleiras e Barreiras.

Mais de 900 metros de rede para pesca foram apreendidos pela PMA do ES (Foto: Divulgação/ Polícia Militar Ambiental)Na madrugada de quinta-feira (13), na zona de confluência do Rio Mariricu com o mar, os policiais militares localizaram várias redes armadas na sua extensão, totalizaram 320 metros. Segundo a polícia, durante o recolhimento não foi possível detectar os proprietários dos materiais. No local, é comum os pescadores armarem suas redes, retornando em seguida para recolher os peixes sempre atentos a presença da Polícia Ambiental. Todo o material foi recolhido, lacrado e levado para o depósito da 3ª Companhia para destruição.

Já na madrugada da sexta-feira (14), outra equipe de pesca flagrou no leito do Rio Cricaré em sua extensão pelo município de São Mateus, cinco pescadores, com idades entre 28 a 57 anos, pescando de forma irregular em decorrência do período da Piracema. Os policiais apreenderam mais 650 metros lineares de rede de pesca, três tarrafas e quase 16 quilos de pescados diversos.

Dos cinco detidos, quatro são profissionais de pesca, recebedores do benefício oriundo do Governo Federal que subsidia as despesas do lar daqueles que ficam prejudicados em sua renda devido o período proibitivo, que teve início no dia 1º de novembro de 2013 e vai até 28 de fevereiro deste ano. Os cinco detidos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de São Mateus onde foram autuados. Ao final da ocorrência, os pescados foram doados e os apetrechos de pesca foram levados para o depósito da 3ª Companhia Ambiental.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato