Peixes mortos voltam a ser flagrados em faixa de areia das praias de Santos
A presença de centenas de peixes mortos na orla de Santos voltou a ser registrada nesta terça-feira. Os animais foram localizados na faixa de areia do Canal 3 ao Gonzaga. Imagens do reaparecimento destes peixes na orla foram gravadas pela banhista Mayara Moran pela manhã.
Na última semana, a grande quantidade de peixes mortos localizados na faixa de areia da praia causou sérias consequências a uma produtora de eventos. Ela acabou indo parar na Santa Casa depois que uma espinha de 7 centímetros de comprimento de um bagre espetou seu pé direito. A espinha entrou pela sola do pé e saiu pela parte interna do calcanhar. Para a retirada, a vítima precisou ser submetida à uma cirurgia.
Procurada, a Secretaria de Meio Ambiente de Santos (Semam) voltou a afirmar que análises indicam que os peixes encontrados mortos são oriundos de descarte de barco de pesca em arrasto. A Semam solicitou ao Ibama que averigue a situação.
O chefe do Ibama em Santos, Geraldo Motta, confirmou que tudo aponta para o surgimento dos peixes na faixa de areia da praia após o descarte de pesca de arrasto. ”Até o momento não vislumbramos nenhuma outra explicação para este caso. São peixes miúdos. Tudo indica que trata-se de um descarte da pescaria de camarão, especialmente. Como a rede tem malha pequena, muitos peixes pequenos acabam sendo pescados e depois descartados”, comenta.
Ainda conforme o chefe do Ibama, após o episódio, o instituto planeja realizar uma fiscalização em alto-mar. “Se for constatada alguma irregularidade, o Ibama pode aplicar desde multas até apreender o material utilizado na pesca, como o próprio pescado”, explica.
Entretanto, na semana passada, o Ibama havia informado que, para fazer a fiscalização, precisa negociar o meio de transporte com a Marinha, já que está sem embarcação.
Você precisa fazer login para comentar.