Cinco empresários foram presos por pesca ilegal no início da noite de terça-feira (18) no noroeste do Paraná. Os flagrantes ocorreram em pontos distintos do Rio Ivaí, no trecho compreendido entre a ponte de acesso ao município de Maringá e a balsa localizada em Japurá. Os nomes dos detidos não foram divulgados pela Polícia Militar Ambiental.
O primeiro flagrante aconteceu por volta das 18h30, nas proximidades da foz do Rio Ligeiro. Os policiais que realizavam patrulhamento aquática abordaram uma embarcação que subia o rio e no seu interior encontraram 45 metros de redes de emalhar e seis galões iscados com pedaços de carne (João-bobo) – equipamentos de uso proibido para pesca amadora.
Os dois pescadores que estavam na embarcação – ambos empresários do ramo de confecções em Sarandi – receberam voz de prisão. Eles foram conduzidos à delegacia, juntamente com o barco, motor de popa e petrechos de pesca.
Cerca de uma hora mais tarde, outros três pescadores – empresários da cidade de Marialva e Sarandi – foram flagrados em situação semelhante nos fundos do condomínio conhecido como Vale do Ivaí. Quando os policiais chegaram, o trio estava recolhendo dez galões (João-bobo) e se preparava para armar uma rede de emalhar de 47 metros. Eles também receberam voz de prisão e tiveram a embarcação apreendida.
Os detidos foram encaminhados à Delegacia de Cianorte e, além de responderem criminalmente, serão autuados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A pena prevista para o crime varia de um a três de detenção.
As embarcações, os motores e demais apetrechos de pesca apreendidos serão colocados à disposição das autoridade administrativas competentes.
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas anonimament pelos telefones (0xx44) 3624-7630 e (xx44) 3637-3439.