Muitas pessoas costumam consumir peixes neste período que vai do fim do Carnaval até a Semana Santa, conhecido como Quaresma pelos católicos. Para melhor aproveitar a tradição, os consumidores devem ter alguns cuidados na hora de comprar o pescado.
De acordo com o biólogo Alexandre Henrique, a primeira orientação é escolher bem o produto. “O consumidor deve verificar a questão do olho do peixe. Se ele estiver escuro e um pouco profundo não é interessante, porque já está em um período de decomposição. As escamas são outro ponto fundamental, elas não podem se soltar com facilidade, devem estar com a cor clara e bem fixas, isso indica que o peixe está bem conservado. É bom também observar a textura dele. Quando se pressiona o pescado, percebe-se se ele está rígido ou não”, explica.
Ainda segundo o biólogo, é preciso ficar atento também ao cheiro, ele pode ser um indicador de como está a qualidade do pescado. “Em alguns casos, o peixe pode estar estragado e a pessoa não percebe. Por isso, é necessário sentir o cheiro dele e ver a consistência. Se o produto estiver embalado, deve-se olhar o vencimento, o aspecto e se não tem uma camada de gelo por dentro. Porque se tiver significa que a geladeira foi desligada e isso não é bom para o peixe”.
Alexandre Henrique explica também que o transporte até a residência deve ser cuidadoso. “Geralmente as pessoas colocam dentro da sacola e levam para casa, mas isso não é bom, porque esses alimentos provenientes do mar, como peixes, lagostas, camarão, são fáceis de se estragar e devido ao calor pode haver uma proliferação de bactérias. Por isso, para realizar o transporte, é recomendado que se utilize um isopor ou uma caixa térmica. A pessoa coloca o gelo e o pescado dentro”.
Já o armazenamento em casa é importante para a conservação do alimento. O biólogo orienta que é preciso deixar o peixe bem refrigerado e embalado, mesmo que ele esteja em uma bandeja. “O peixe deve ser retirado da embalagem que veio do supermercado e em seguida deve ser colocado em um saco plástico. É preciso retirar todo o ar do saco, lacrá-lo bem e colocar o produto no congelador. Já no congelador, o ideal é colocar algumas pedras de gelo para preservar”.