Na primeira etapa da operação Taquari realizada pelo Ibama em 2013, foram notificadas 167 propriedades rurais localizadas às margens do rio Taquari e lavrados nove autos de infração por desmatamento irregular e queima de material lenhoso, totalizando R$ 265,8 mil de multas e apreensão de dois tratores esteiras.
Durante o período de 17 a 28 de fevereiro de 2014 foram fiscalizadas 112 propriedades rurais previamente selecionadas por meio de imagens de satélite com ocorrência de processos erosivos nos municípios de Camapuã, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes e Alcinópolis.
Foram lavradas 71 notificações solicitando apresentação de projetos de recuperação de áreas degradadas junto ao órgão estadual de meio ambiente. Nesse período, duas propriedades foram multadas em R$ 103 mil por desmatamento ilegal e apreendidos três tratores esteiras.
As ações na Bacia do Alto Taquari foram realizadas em área de domínio da União para fiscalizar a degradação ambiental provocada por processos erosivos que contribuem para o assoreamento do rio e inviabilizam a produção econômica na região do baixo Taquari, na planície Pantaneira. Também para realizar o mapeamento das propriedades rurais localizadas às margens do rio Taquari, visando à sua adequação ambiental relativa à manutenção das áreas de reserva legal e preservação permanente.