Tendo em vista o período de defeso, relacionado à proteção de espécies da ictinofauna nativa do Lago de Sobradinho/Rio São Francisco, em especial a defesa de seu período reprodutivo, conforme previsto na Lei 9.605/98, e, considerando a ação de pesca predatória, a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Sento Sé – BA, promoveu entre o período de 22 a 28 de fevereiro de 2014, operação conjunta com os órgãos IBAMA, INEMA e Policia Militar, visando coibir e repreender a pratica deste crime no Lago de Sobradinho e em especial na borda que margeia o municípios de Sento Sé.
A ação conjunta começou no dia 22 com a apreensão na cidade de Floresta – PE, de um carregamento de 1.500 kg de pescado oriundo do lago de Sobradinho, que estavam sendo transportado no caminhão Ford cargo placa NLX 4963, sendo seu motorista e proprietário da carga o senhor JURANDIR SEVERINO CARVALHO autuado em Flagrante e conduzido a delegacia local.
No decorrer da operação foram apreendidos no município de Sento Sé mais 1.120 kg de peixes das espécies: Surubim, Curimatá, Piranha, Pescada, Dourado entre outras, otalizando 2.620 kg de peixes apreendidos.
Todo o pescado apreendido no período de fiscalização foram distribuídos na creche Municipal Maria Hilda Campos Sento Sé, Associação de Pescadores e Agricultores do Cajuí e Associação de Agricultores do Piçarrão.
A operação também resultou na apreensão de materiais e equipamentos utilizados na pesca predatória, entre os materias apreendidos, foram recolhidas inúmeras redes de pesca.
O Secretario de Turismo e Meio Ambiente de Sento Sé, Jose Valcir de Oliveira, informa que fiscalizações preventivas serão desencadeadas no intuito de combater as praticas de crimes ambientais no município.