Pronatec capacita 2,4 mil pescadores e aquicultores na Paraiba
Na Paraíba, ainda este semestre, 2.429 pescadores serão capacitados nos mais diversos cursos de pesca e aquicultura, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), como resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
“O emprego das melhores técnicas no setor é importante para a redução de desperdícios e a melhoria da qualidade dos produtos ofertados ao consumidor”, lembra Henrique Almeida, diretor do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Pesca Artesanal do MPA. Com a capacitação, acrescenta, “os alunos também adquirem uma profissão, agregam valor ao pescado e podem ser mais valorizados no mercado”.
Enquanto estudam, os alunos recebem uma ajuda de custo para transporte e alimentação no valor de R$ 160 por mês.
Com metodologia do Senai especialmente desenvolvida para pescadores, os cursos serão ministrados em diversos municípios do estado. A preparação dos 34 instrutores ocorreu entre os dias 13 e 15 de março, na cidade de Sousa, a 420 quilômetros da capital João Pessoa. Ao todo serão 33 turmas, em 11 municípios, totalizando, nessa fase, 950 alunos. Todos já iniciaram as aulas na semana passada, nos cursos de Operador de Beneficiamento de Pescado, Pescador Artesanal de Água Doce, Criador de Peixes em Tanque Rede e Criador de Peixes em Viveiro Escavado.
Formatura
O programa para a capacitação em pesca e aquicultura no estado, porém, já conta com turmas mais antigas. No último dia 15 de março, por exemplo, foi ministrada uma aula demonstrativa para os alunos do Curso de Preparador de Pescado, já em fase final de capacitação, no Centro de Centro de Piscicultura Joaquim Firmino Filho, localizado em São Gonçalo-Sousa.
Segundo um dos alunos, Wellington Dantas, após passar pelo curso, a sua turma adquiriu uma visão muito diferente do que tinha antes sobre o pescado.“ Agora sabemos da importância das etapas que devem ser rigorosamente aplicadas para adquirirmos um produto de boa qualidade”, afirma.
Ainda no dia 15 de março foi promovida a solenidade de formatura dos 20 alunos do curso de Preparador de Pescado. Participaram da solenidade o secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Paraíba, Sales Dantas, o gerente do Centro de Ações Móveis do Senai da Paraíba, Felipe Pereira Neto, o presidente da Colônia de Pescadores, Jerônimo Arlindo da Silva (Galego do Peixe), o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Francisco de Assis Benevides Gadelha, o diretor do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Pesca Artesanal do MPA, Henrique Almeida, o superintendente Federal da Pesca e Aquicultura da Paraíba, Samuel Lemos, e o deputado estadual Jutay Menezes, entre outras autoridades. Nas comemorações, a turma mostrou um pouco do que aprendeu ao elaborar deliciosos pratos à base de pescado.
Você precisa fazer login para comentar.