O domingo (30/03) foi de trabalho intenso para a equipe da Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas (APETL), que reuniu seus associados para fazer a coleta de lixo deixado às margens do rio Sucuriú, principalmente aos fins de semana.
Em poucas horas de trabalho a equipe removeu grande quantidade de lixo, que foi levado por um caminhão da Prefeitura para destinação correta. Lixo este que poderia levar prejuízo ambiental ao local.
O presidente da Associação de Pesca, Stênio Congro, lembra que a ação ocorre uma vez ao ano.“Uma ação mínima que a APTL faz é a de realizar essa limpeza nas margens e barrancas dos rios. Esperamos para o próximo ano contar com a participação maior da população. Aproveito para convidar todos que tem barco e que se incomodam com a sujeira nos rios, entre em contato com a Associação, torne-se um membro e participe das ações”, afirma Stênio Congro Neto.
Conforme informou o vice-presidente da Associação, Claudio Kenzo, maioria do material encontrado foram garrafaspeti, sacos de gelo, sacolinhas de supermercados, além de algumas latinhas.
Para o vereador Marcos Bazé, que é associado à APTL, as pessoas não temconsciência do que é o lixo na água e quanto tempo ele demora para se degradar.
“Como pescador esportivo e amante da pesca, posso afirmar que o meio ambiente é pouco preservado e, essa ação, além de servir para limpar a margem do rio, serve também para conscientizar todos os pescadores sobre a importância da preservação dos rios como o Sucuri, Paraná e outros”, avalia Marcos.