Carl Moore capturou no Golfo do México durante uma pescaria de arrasto de camarões, um raro tubarão-duende, com mais de cinco metros. O fóssil vivo foi arrastado junto com os camarões na rede de mais de 600 metros.
O tubarão-duende raramente é visto na superfície ou em águas rasas e é raro no Golfo do México na costa de Key West-Flórida. Por causa disso, a captura atraiu a atenção da comunidade científica.
Segundo Carl Moore, a rede estava sendo arrastada há uma profundidade de aproximadamente 2000 metros e que se assustou ao ver que o tubarão estava preso na rede. Ainda segundo o pescador, não foi possível fazer a medição pois ficou com receio por causa dos dentes, mas estima que media próximo a 18 pés (5,5 metros).
A espécie é um dos menos conhecidos da família dos tubarões, geralmente vivem em águas profundas ao largo da costa do Japão. O duende é tão raro que a primeira observação da espécie no Golfo foi registrada há um mais de 10 anos e resultou em um artigo científico segundo o órgão americano de pesquisas oceânicas e atmosfera NOAA.
Carl afirma que pós içar e fotografar o tubarão, ele foi devolvido para a água.