Casa mais isolada do mundo serve de apoio para pescadores
Você conseguiria viver no meio do nada, escondido de tudo e todos? Sem internet ou eletricidade, a ilha de Elliðaey, no sul da Islândia, proporciona essa experiência a algumas pessoas. O local, que somente é cercado pelas águas do norte do oceano Atlântico, abriga uma casa considerada a mais isolada do mundo.
A área serve de alojamento para caçadores especializados em capturar papagaios-do-mar durante a alta temporada. Há cerca de 300 anos, a ilha chegou a abrigar uma comunidade com cinco famílias, que viviam da criação de gado, da pesca e da caça de aves. Entretanto, o local não favorecia essas culturas e as famílias tiveram que se mudar.
Foi na década de 50 que a Associação de Caça de Elliðaey montou o alojamento, que é utilizado até hoje. A água potável para consumo dos caçadores é recolhida a partir da atmosfera, por um sistema de coleta feito especialmente para o local. Se você se animou para conhecer a ilha, infelizmente só os membros associados têm essa oportunidade.
A estalagem também é conhecida como a casa de Bjork, já que muitas vezes é confundida com a vivenda que a cantora e compositora islandesa recebeu de presente do governo, em gratidão por ela ter levado reconhecimento internacional à Islândia. A verdade é que a artista possui mesmo uma “casa ilha” a oeste do país, o que justifica a dúvida, mas essa é outra história.
Você precisa fazer login para comentar.