Em uma reunião realizada ontem, no Quartel do Comando Geral da PM em Porto Velho, representantes do Consórcio Santo Antonio, Colônia de Pescadores Z 1, em Porto Velho e coordenação de fiscalização da Sedam, buscaram apoio junto a Polícia Militar, para combater a pesca irregular no entorno da Usina de Santo Antonio.
O comandante geral da PM coronel PM Prettz observou que tem obtido relatórios do Batalhão de Polícia Ambiental e já estão sendo desencadeadas ações preventivas e repressivas no local, por parte do BPA – Batalhão de Polícia Ambiental. Os infratores poderão ter suas embarcações e petrechos apreendidos.
A pesca não autorizada tem registrado incidentes envolvendo alguns pescadores, que insistem em arriscar-se nas proximidades das comportas e do vertedouro, inclusive, atracando embarcações nos rebocadores existentes no local.
O tenente coronel PM Torres comandante do BPA, conhecedor dos problemas que podem ocorrer com a ação dos acusados disse que há risco de sucção de embarcações e pessoas, pelo movimento das comportas, bem como de colisões e afundamento das embarcações, em face do movimento brusco das águas. Outro aspecto importante, é a pesca irregular (com apetrechos proibidos), tanto a montante quanto a jusante do rio.
Nos próximos dias será lançada cartilha contendo orientações relativas aos aspectos legais e de segurança envolvendo a pesca profissional, amadora e de subsistência no entorno das usinas.