Arraia se aproxima de mergulhador e “pede” retirada de rede de pesca
Com uma rede de pesca emaranhada no corpo, uma arraia “pediu” a ajuda de mergulhadores para poder voltar a se movimentar livremente nos mares da Costa Rica. Gravado no início do mês, o vídeo de um publicitário brasileiro (confira abaixo) mostra a aproximação da raia-manta — uma espécie considerada vulnerável e inofensiva aos humanos, pois não possui ferrão ou dentes.
O animal, cuja envergadura pode chegar a oito metros, chegou próximo do grupo durante uma expedição no litoral do país, na área preservada de um parque nacional próxima à Ilha Morcego. Com uma linha presa em sua parte frontal, a raia-manta estava ferida e tinha dificuldades para se mover.
Com uma faca, o canadense Brian Thompson — a quem o animal recorreu — cortou a rede de pesca com aproximadamente 1,5 centímetro de diâmetro. O vídeo foi registrado em 4 de setembro pelo mergulhador Thomaz Monteiro, 25 anos, morador de São Paulo que se dedica à atividade há 13 anos. Thomaz relata que viu uma raia-manta pela primeira vez, mas não se assustou com a aproximação.
A poluição é um problema também na Costa Rica, onde programas de preservação ambiental não conseguem impedir a pesca predatória e a contaminação dos oceanos. Mesmo a área preservada do país da América Central onde foi feito o registro não está livre de atividades pesqueiras, segundo os mergulhadores.
Você precisa fazer login para comentar.