Filhote de peixe-boi é resgatada em rede de pesca em comunidade no AM
Uma filhote de peixe-boi órfã foi resgatada por moradores da Comunidade do Betel, na Cidade de Maraã, a 363 Km de Manaus, presa em uma rede de pesca. O animal foi socorrido e encaminhado para Centro de Reabilitação de Peixe-boi Amazônico de Base Comunitária do Instituto Mamirauá, na Reserva Amanã, onde recebe cuidados. Moradores afirmaram que o animal foi capturado acidentalmente em uma rede. A chegada do animal ao Centro de Reabilitação foi divulgada nesta quinta-feira (11).
De acordo com o Instituto, a filhote foi localizada no dia 21 de agosto e o resgate foi acionado quatro dias depois. Moradores do local relataram que tentaram localizar a mãe, mas não obteveram sucesso. O peixe-boi fêmea permaneceu na Comunidade do Betel, que fica há cerca de três horas do centro de reabilitação até ser levada ao Centro.
Batizada de Cassí pelos moradores, a filhote está em período de quarentena. Segundo a assessoria do Instituto Mamiraía, ela está sozinha num tanque de 4500 litros e isolada dos demais, habituando-se ao cativeiro, o que inclui tratamento clínico e adaptação ao aleitamento artificial.
O Instituto informou que Cassí é pesada uma vez por semana e que ela apresenta aumento de peso. “O aumento do peso é um indicador de que o peixe-boi está se adaptando bem ao cativeiro e está saudável”, comunicou a Instituição.
Com Cassi, o Centro de Reabilitação passa a ter oito peixes-boi em reabilitação, dois machos e seis fêmeas. O centro recebe ou resgata e cuida de filhotes órfãos dessa espécie que ficam presos em redes de pesca, além dos que ficaram sozinhos em ambiente natural porque a mãe foi caçada.
Você precisa fazer login para comentar.