Um veterinário fez uma cirurgia para a retirada de um tumor cerebral de um peixinho dourado (conhecido como King no Brasil) na última sexta-feira, na Austrália. Imagens da operação foram divulgadas pela organização não governamental Lort Smith, onde foi realizado o procedimento. O peixe George, de 10 anos, é muito querido por seus donos e passa bem.
“O peixe estava com dificuldades para comer, nadar e estava sendo maltratado pelos outros peixes”, explicou Tristan Rich, veterinário que fez a cirurgia em George, ao jornal britânico The Guardian. “Era um tumor bem grande. Tivemos que raspá-lo de seu crânio”, disse. Pelo Facebook, ele explicou como funcionou o procedimento, que durou 45 minutos.
Primeiro, os veterinários tiveram que sedar o peixe através da água do aquário em que estava submerso. Quando o animal dormiu, eles introduziram um tubo de oxigênio com anestésico, para que não voltasse a acordar. Também foi necessário injetar água para manter suas brânquias hidratadas. O veterinário trabalhou rapidamente para remover o tumor. Um dos únicos contratempos foi a incisão da operação, um pouco maior que o esperado. Além de dar quatro pontos, Rich ainda precisou usar cola cirúrgica para fechar a ferida.
O animal ainda foi medicado com antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. “Quando tudo terminou, nós o acordamos em um aquário de água limpa e ele nadou normalmente”, descreveu o veterinário. Segundo o The Guardian, espera-se que o peixe ainda viva outros 20 anos.