Um homem foi preso e um adolescente apreendido por pesca predatória no Rio Ivaí, em Guaporema (a 113km de Mairngá), na manhã desta sexta-feira (10). O garoto de 13 anos, que é sobrinho do pescador de 37 anos, ainda tentou fugir com parte dos peixes, mas foi localizado.
Equipes da Polícia Militar Ambiental realizavam patrulhamento aquático pelo Rio Ivaí quando localizaram a embarcação utilizada pelo tio e pelo sobrinho. O garoto desembarcou e saiu correndo assim que o barco atracou. Ele foi localizado pouco tempo depois no meio do matagal com sete peixes da espécie corimbatá. O tio do adolescente permaneceu no barco.
Os policiais recolheram sete redes armadas pelo pescador, totalizando 70 metros, e vários peixes já mortos. Foram apreendidos 71 quilos de peixes da espécie dourado e corimbatá – parte deles foram doados para instituições de caridade.
De acordo com a Polícia Ambiental, o pescador já havia sido denunciado várias vezes por pesca predatória. Tio e sobrinho foram conduzidos para Delegacia de Polícia Civil de Cidade Gaúcha e o Conselho Tutelar foi chamado para acompanhar o adolescente.
Pescar com redes é proibido no Rio Ivaí e a pena para quem pratica esse tipo de crime é de detenção de 1 a 3 anos e multa, conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais 9.605/98.
Portal www.horadanoticia.com