Codevasf firma termo de cooperação para preservar nascentes do rio São Francisco
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai somar esforços com outros órgãos públicos para fortalecer o trabalho de revitalização do rio São Francisco no estado de Sergipe. Por meio de um termo de cooperação técnica firmado com a prefeitura de Canindé de São Francisco, a Codevasf aderiu ao projeto “Nascentes do São Francisco”, desenvolvido pelo Ministério Público de Sergipe. O projeto busca fomentar ações de longo prazo para reverter a degradação ambiental no Baixo São Francisco.
O acordo de cooperação técnica terá vigência inicial de cinco anos e estabelece que, entre outras ações, caberá à Codevasf oferecer apoio técnico para a verificação da qualidade da água do rio São Francisco e a participação em projetos de recomposição vegetal, o que inclui o fornecimento de mudas e a construção e manutenção de um banco de sementes. O município de Canindé de São Francisco, por sua vez, será responsável pelo apoio à equipe técnica Codevasf, entre outras obrigações.
As primeiras ações do projeto serão implantadas nos assentamentos Mandacaru I e II, na bacia do rio Curituba. O objetivo é ampliar a disponibilidade e melhorar a qualidade da água nessas comunidades por meio de serviços ambientais prestados por proprietários rurais que aderirem voluntariamente ao “Nascentes do São Francisco”. A proposta é criar um modelo de remuneração aos proprietários que executarem essas ações ambientais. A comunidade também receberá ações de educação ambiental.
Nessa primeira etapa, está previsto o fornecimento de 10 mil mudas e a implantação de um viveiro de mudas nos assentamentos contemplados. A Codevasf também irá fornecer acompanhamento técnico durante o plantio das mudas, com orientações para o combate a formigas e para o manejo da vegetação. A coleta de sementes também está incluída entre as ações que serão executadas nos assentamentos Mandacaru I e II.
O projeto “Nascentes do São Francisco” é coordenado pelo Centro de Apoio Operacional ao Rio São Francisco e Nascentes do Ministério Público de Sergipe. Além da Codevasf, a iniciativa envolve também a participação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec).
Codevasf
Você precisa fazer login para comentar.