O surgimento de toneladas de peixes mortos tem chamado a atenção de moradores e turistas na cidade de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Os animais podem ser encontrados em toda a extensão da orla do município e muitos têm a aparência de que estão no local há muitos dias.
É possível encontrar peixes de diversas espécies e o mau cheiro vem incomodando quem frequenta a praia para se divertir. “A gente gosta de caminhar, de curtir as férias, mas chega aqui e encontra muito peixe morto e esse cheiro ruim. A gente se sente mal de ver tantos peixes mortos à toa. É assustador”, afirma a professora Juliana Barbosa.
Ainda não há uma explicação para o aparecimento dos peixes, mas a proximidade de embarcações que fazem a chamada “pesca de arrasto” chama a atenção de ambientalistas. “Existe uma lei que preserva duas milhas a partir da beira da praia. Normalmente, essas embarcações ficam uma ao lado da outra, com o arrasto para capturar camarão. Mas várias espécies de peixes ficam presas nas redes e acabam morrendo. Elas são descartadas na própria água e vêm parar na praia”, afirma o técnico ambiental Cristian Negrão.
A Prefeitura de Ilha Comprida, por meio de nota, afirma que recolheu oito toneladas de peixes das praias da cidade. A Polícia Ambiental afirma que irá reforçar a fiscalização, junto com o Instituto Florestal.
Portal G1