Um tubarão macho da espécie raríssima Boca Grande foi encontrado morto por pescadores em uma praia de Albay, nas Filipinas. Uma necrópsia ainda será realizada para determinar a causa da morte do animal.
Ao se depararem com o tubarão de 4,5 metros, os pescadores notaram que ele estava ferido e que havia perdido a cauda. Para o Departamento de Pesca local, ele provavelmente acabou preso a uma rede de pesca.
Os biólogos também vão estudar a carcaça do animal, pertencente a uma espécie raríssima que se alimenta de pequenas criaturas filtradas na água. Segundo a organização Ichthylogy, do museu de história natural da Flórida, existem apenas 63 tubarões de Boca Grande e a espécie não era vista desde 1979.
O primeiro Pelagios Megachasma, seu nome científico, foi capturado há quase 40 anos, e apenas dois tubarões vivos desse tipo foram estudados por cientistas. As Filipinas são o segundo país com o maior número de tubarões Boca Grande já encontrados, perdendo apenas para o Japão.
A espécie costuma viver no fundo do mar e não se movimenta muito. Isso pode ser explicado por seu corpo flácido, com pouca calcificação e calda assimétrica. A espécie pode chegar a até 5,5 metros e viver por até 100 anos, e a boca grande, equipada com 50 linhas de dentição.