Cerca de 600kg de camarões são apreendidos em porta-malas em SC
Cerca de 600 quilos de camarões congelados provenientes da Argentina foram apreendidos nos porta-malas de dois automóveis na BR-163 em Guaraciaba, Oeste de Santa Catarina.
A apreensão ocorreu no km 84 da rodovia por volta das 23h45 de segunda-feira (9) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os crustáceos estavam distribuídos em um Ka e um Siena, cada um com cerca de 300 quilos.
Três homens, todos brasileiros e com 32, 33 e 37 anos de idade, foram detidos. Cada um dirigia um carro, todos com placas de cidades brasileiras. A PRF não soube informar qual a participação do terceiro homem na ocorrência.
Irregularidades
Não havia comprovação fiscal dos camarões. Os detidos afirmaram que compraram os crustáceos em Dionísio Cerqueira, cidade catarinense na fronteira com a Argentina, e que os levariam para uma peixaria em Penha, no Litoral Norte do estado.
Os homens foram detidos por falta de pagamento de tributo e por trazerem o alimento in natura, em condições sanitárias irregulares, informou a PRF. Os três detidos, além dos automóveis e dos camarões, foram encaminhados para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.
Após serão levados à Receita, os crustáceos foram destruídos pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), segundo a PRF.
A polícia explicou que esta época do ano é de defeso em Santa Catarina. Isso significa que é o período de reprodução do camarão e a pesca é restrita. Por isso, há casos de pessoas que compram os crustáceos na Argentina e os trazem para o estado para a venda.
Portal G1
Você precisa fazer login para comentar.